160 Caminheiros Iluminaram o Monte do Facho

Numa noite sem chuva, com a lua em quarto crescente, pintou-se uma tela perfeita para a primeira caminhada noturna ao Monte do Facho, organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz.

O local de encontro era o adro da Capela de Nossa Senhora do Carmo, no lugar da Leiroinha, onde rapidamente se juntaram 160 caminheiros, prontos a aventurar-se pela escuridão do Monte do Facho. Uns de equipamento desportivo, outros dotados de disfarces bem à medida do dia, mas todos cheios de energia e boa disposição.

Postos os pés a caminho, partiu a comitiva, iluminada pelas pulseiras fluorescentes, lanternas, candeias, ou pela luz dos telemóveis, que pintaram com um pouco de cor o breu e silêncio do monte adormecido.

Chegados ao topo do Facho, fez-se uma breve pausa para espantar o cansaço e assistir a uma pequena animação teatral – ou seria mesmo uma bruxa maléfica perdida no cimo do monte?

Fechado o circuito, após uma descida bem animada, e de regresso ao ponto de partida, estava na hora de fazer-se a Queimada Galega, para espantar os maus espíritos.

A aguardente ajudou a queimar os males da gente, sempre atenta às palavras do esconjuro. E para fechar a noite em grande, não faltaram as bifanas, a queimada e ponche de fruta para os mais pequenos, que aqueceram estes corajosos caminheiros pelo resto da noite fria.

O nosso grande obrigado a todos os que participaram nesta caminhada e aos que nos ajudaram na organização da mesma. Um agradecimento especial à família Quinta e Costa pela cedência do espaço.

Esperemos que para o ano haja mais!

Scroll to Top