🔷18º Grande Prémio de Ciclismo de Estrada ACR Roriz – Troféu Professor Matias

Mais conhecida por “Roriz Roubaix” devido à semelhança da clássica prova francesa “Paris Roubaix”, em que partes do percurso é feita em paralelo, esta prova destina-se aos escalões de formação (pupilos, benjamins, iniciados, infantis e juvenis) como também aos escalões de competição (cadetes e juniores) e homenageia o nosso grande impulsionador e treinador Professor Matias, ele que foi o fundador da equipa de ciclismo na ACR Roriz.

Com o objetivo de levar o ciclismo a novas localidades do concelho de Barcelos, a 18ª edição ficará marcada pela expansão a norte de Roriz, com a passagem num dos locais do concelho onde mais se mantém as características rurais intactas, a União de Freguesias de Alvitos e Couto, Alheira e Campo.

A sul voltamos a passar na freguesia de Galegos Santa Maria, terra onde “nasceu” o Galo de Barcelos e onde os seus artesãos ainda hoje dão vida a tão famosa peça do artesanato português, símbolo de uma região, símbolo de um país.

Esta prova carismática caracteriza-se por incidir em estradas locais com vários sectores em paralelo com um sobe e desce constante típico da nossa orografia, que prometem animar os atletas e o público presente.

É uma competição que está direcionada para o ciclismo de formação, sendo já uma referência e um objetivo para muitos dos futuros ciclistas do pelotão nacional e internacional.

Programa:
O8:30h Abertura do Secretariado
09:00h Reunião com os diretores desportivos de escolas
09:30h Inicio da gincana para Pupilos Benjamins
09:30H Inicio da prova em linha para os Iniciados
09:45h Inicio da prova em linha para os Infantis
10:00h Inicio da gincana para os Iniciados
10:15h Inicio da prova em linha para os Juvenis
10:30h Reunião com os diretores desportivos de Cadetes
11:00H Inicio da prova em linha de Cadetes
12:30h Cerimónia Protocolar Escolas e Cadetes
13:30h Reunião com os diretores desportivos de Juniores
14:00h Inicio da prova em linha dos Juniores
17:00H Cerimónia Protocolar Juniores

Percurso Escolas
Para as escolas, as provas de destreza (gincana) irão decorrer num espaço fechado
junto à igreja paroquial de Roriz e as provas em linha num circuito de aproximadamente
3.2 Kms.
Iniciados 1 Voltas (3km + 450m)
Infantis 3 Voltas (9km + 450m)
Juvenis 6 Voltas (18Km + 450m)
Cadetes/Juniores
Para Cadetes e Juniores, as provas decorrerão em forma de circuito numa extensão de
52 km (2 voltas) e 73, Kms (3 voltas), respetivamente, ao longo das freguesias de
Roriz, Alheira, União Freguesia de Alvitos e Couto, Campo e Galegos Stª Maria.

As inscrições já se encontram abertas na plataforma da https://www.fpciclismo.pt/.
Contamos convosco em Roriz-Barcelos para um grande dia de ciclismo de formação!