O 3º lugar obtido na classificação coletiva na prova em linha da final da Taça de Portugal cadetes 2021 foi o resultado mais expressivo deste fim de semana para a nossa formação de cadetes onde no sábado tivemos um contrarrelógio individual de 14 km e no domingo em sangalhos a etapa final de 84 km.
Resultados de sábado, Bruno Lopes foi 16º, Gabriel Baptista 22º, Gonçalo Silva 25º, Henrique Lopes 32º, Afonso Coelho 34º, Diogo Miranda 44º, Rodrigo Rodrigues 45º, Paulo Fernandes 51º, Diogo Pereira 69º, Miguel Peixoto 83º, Luís Silva 85º e Dinis Saleiro 97º, entre os 107 cadetes que alinharam.
Com estes resultados obtivemos o 6º lugar entre as 16 equipas presentes.
No domingo a equipa comandada pelo Diretor Desportivo Hélder Braga partiu com o objetivo de alcançar a vitória na etapa e de subir na classificação geral coletiva, tendo os seus alunos mostrado grande empenho e um elevado espirito de entreajuda, resultado num 3º lugar da classificação coletiva.
A etapa comecou a grande velocidade e só após os primeiros 30 km é que uma fuga ganhou algum tempo para o pelotão, nessa iniciativa esteve o Paulo Fernandes, que passados alguns km viria a descair para o pelotão.
No pelotão e em conjunto com outras equipas, o Paulo Fernandes e o Diogo Miranda foram controlando sempre a distância da fuga, e na passagem pelo último prémio de montanha foi a mesma alcançada, sendo que nesse momento surgiram as iniciativas de ataque que viriam a definir a prova.
O Gabriel Batista foi o melhor posicionado na subida a sangalhos terminando na 11ª posição, o Bruno Lopes foi 19º, Diogo Miranda 23º, Gonçalo Silva 37º, Henrique Lopes 50º, Paulo Fernandes 63º, Diogo Pereira 67º, Rodrigo Rodrigues 73º. O Luis Silva e o Dinis Saleio, tal como o Afonso Coelho que foi vitima de queda chegaram fora do fecho de controlo.
O Miguel Peixoto não concluiu devido a queda e avaria mecânica.
Com estes resultados a equipa terminou em 4º no ranking final da Taça de Portugal.
Fotos FPC, Inês Calvo e Sandra Sobral Moura.