Prova

Programa

Actividades:

  • Campeonato do Minho de BTT Maratona
  • Maratona 70 Kms
  • Meiamaratona BTT 40 Kms
  • Passeio BTT/Mini Raid 20Kms
  • Aula de Zumba + Caminhada Saudável (Isenta de Inscrição)

07:15– abertura do secretariado (padock);
08:00– abertura do controlo “0”;
08:45– fecho do secretariado;
08:45– reunião diretores desportivos;
09:10– briefing;
09:30– partida do Raid do Facho BTT;
09:40– inicio Aula de ZUMBA;
10:40– partida caminhada saudável;
12:00– início do almoço;
14:30– início de cerimónia de entrega de prémios;
16:00– fim do controlo de meta;

Secretariado:

  • 17 de Fevereiro de 2017 , sexta, das 14:00 às 18:00 Local: Sede ACR Roriz (Ver Aqui)
  • 18 de Fevereiro de 2017 , sábado, das 09:30 às 12:30 e das 14:00 às 18:00 Local: Junto à Igreja PADOCK (Federados das 14:00 às 18:00);
  • 19 de Fevereiro de 2017, domingo, das 07:15 às 16:00 Local: Padock;

Percurso

A maratona será feita num trajeto em linha em caminhos rurais e trilhos pelas encostas do Monte do Facho e montes circundantes, no concelho de Barcelos, estando aberto ao movimento de outros veículos, pelo que todos os participantes são obrigados a respeitar as regras de trânsito.

Distâncias:

  • Maratona XCM– 70 kms aprox. (Elites/Sub23, Master 30, Master 40 e maratona de Lazer);
  • Maratona Curta XCM – 60 Km Aprox (Master 50 Masc, Elite/sub23 Femininos, Master Femininos, Paraciclismo e atletas femininas Lazer);
  • Meia-maratona Lazer – 40 kms aprox.;
  • Mini-raid/Passeio – 20 Kms aprox.;
  • Caminhada Saudável: Dificuldade física/técnica: média;

O percurso será todo ele marcado com fitas e placas de direção.

Os primeiros Kms de percurso serão percorridos por ruas da freguesia de Roriz havendo uma maior fluxo de pessoas e viaturas na via publica pelo que seguirá uma viatura da organização na frente da prova sinalizando a sua presença através dos sistemas sonoros;
Ao longo do trajeto estarão membros da organização a auxiliar a passagem dos participantes.

O passeio pedestre terá uma duração de cerca de 2 Horas;

GUIA INFORMATIVO: Clique Aqui 

Track Maratona: Clique Aqui

Track Maratona Curta: (Indisponível)

Track Meia-Maratona: Clique Aqui 

IMFORMAÇÕES IMPORTANTES: Apesar da cedência dos Tracks a passagem nas propriedades privadas esta sujeita a autorização prévia dos seus proprietários. Os percursos estão sujeitos a alterações, sendo que no dia do evento a sinalização do percurso (setas e fitas) prevalece sob o tracks;

Atenção: Devido a alterações pontuais no percurso, os TRACKs disponibilizados não são coincidentes na totalidade com o percurso Oficial, pelo que a sinalética do percurso prevalece sempre sobre o track GPS.

Serviços

De forma a proporcionar um evento inesquecível, com respostas às necessidades dos participantes, disponibilizamos vários serviços essenciais, tais como:

  • Lavagem das bicicletas
  • Banhos
  • Guardar as bicicletas de um dia para o outro
  • Reforço Alimentar durante os percursos (Sólidos e Liquidos)
  • Posto de primeiros socorros
  • Alojamento
  • Lembranças do evento
  • Massagens
  • Alimentação
  • Viatura de apoio em caso de avaria grave durante a prova

Em caso de dúvidas não hesitem em nos contactar através do e-mail: [email protected]

Box de partida, Postos de Controlo, Abastecimento

Box de partida:

A box de partida será ordenada por número de dorsal; Os números de dorsal serão atribuídos por ordem de pagamento.

Postos de controlo:

Controlo “0” (o controlo “0” abre à hora prevista junto da box de partida);
Existirão postos de controlo normais e surpresa ao longo do percurso onde serão aferidas as passagens dos participantes;

O percurso da maratona será encerrado a todos os participantes que pelo seu considerável atraso seja de prever que não concluam o percurso até ao horário do fecho de Meta.
Controlo de meta (o fecho do controlo realiza-se à hora prevista (16H), mantendo-se no entanto os serviços de chegada até que chegue o ultimo elemento da organização do passeio atrás do último participante);

Separação de Percursos:

1ª Separação Km 13 – Mini Raid/Passeio;

2ª Separação Km 31 – Meia-Maratona;

3ª Separação Km 41,5 – Maratona Curta (Femininas/Master 50/Paraciclismo);

IMPORTANTE: Por questões de Segurança e Logísticas, o percurso da maratona será encerrado a todos atletas (Lazer) que cheguem à separação (Km31)  após 12:30h, sendo os mesmos encaminhados para o percurso da Meia-maratona, dado não ser previsivel a sua conclusão dentro do horário de fecho (16H). A organização não se responsabiliza por qualquer participante que não cumpra esta norma.

Postos de Abastecimento/Reforço:

Existirão vários postos de água ao longo do percurso, bem como um reforço alimentar contendo variados alimentos (bolos, frutas, bebidas, etc). Todos estes postos serão sinalizados aquando da divulgação do Guia-informativo, que será disponibilizado nesta página.

Cerimónia Protocolar Entrega de Prémios

A cerimónia protocolar de entrega de prémios/troféus/donativo vai realizar-se no padock, junto ao controlo de meta. Esta cerimónia vai contar com a presença de algumas personalidades da nossa comunidade que vão entregar os respetivos troféus.

Esta cerimónia terá inicio 30 minutos após a chegada do 3º Classificado em cada escalão da categoria de promoção, sendo a cerimónia do Campeonato do Minho Maratonas realizada pelas 14:30h.

Os Troféus são pessoais e intransmissíveis e só serão entregues aos concorrentes que se apresentem pessoalmente nas cerimónias de distribuição ou a pessoa por eles anteriormente indicada. Os premiados que não estejam presentes nestas cerimónias, perderão o direito aos prémios que lhes estiverem destinados, sem que, por isso, se verifique qualquer alteração, quer na classificação, quer nos prémios destinados aos restantes concorrentes.

  1. Serão atribuídos na atividade Meia-maratona do Raid do facho, na categoria de promoção (não-federados), troféus individuais aos primeiros três classificados dos seguintes escalões:
  • Sub 18 masculinos 14, 15, 16, 17 e 18 anos – Meia Maratona
  • Sub 18 femininos 14, 15, 16, 17 e 18 anos – Meia Maratona
  • Elites (masculinos) 19 aos 29 anos – Meia Maratona
  • Masters A (masculinos) 30 aos 39 anos – Meia Maratona
  • Masters B+C (masculinos) +40 anos – Meia Maratona
  • Femininos +19 anos – – Meia Maratona
  • FAT Bike – Meia Maratona
  1. Na Maratona do Raid do serão premiados com um troféu alusivo ao evento os 3 primeiros classificados dos seguintes Escalões:
  • Sub 23 masculinos 19, 20, 21 e 22 anos –Maratona 70Km
  • Elites (masculinos) 23 aos 29 anos –Maratona 70Km
  • Masters A (masculinos) 30 aos 39 anos –Maratona 70Km
  • Masters B+C (masculinos) +40 anos –Maratona 70Km
  • Femininos +19 anos – Maratona Curta 60Km
  1. Todas atletas femininas Não Federadas que pretendam fazer a maratona devem fazer o percurso de Maratona Curta 60Km.

4. No caso de algum elemento sub 18 optar no ato de inscrição pelo percurso de 70 Kms, entrará na classificação da categoria seguinte, neste caso Sub 23;

5. Na 1ª prova do Campeonato do Minho de Maratonas serão atribuídos troféus três primeiros classificados dos escalões em competição.

6. Troféu para o atleta mais veterano e mais jovem inscrito a terminar o Raid.

7. Prémio para equipa com mais participantes Inscritos e validados (A equipa com mais participantes inscritos receberá uma oferta surpresa. Em caso de igualdade de equipas, a oferta mencionada será entregue à equipa cujo somatório de idades dos participantes seja maior);

8. Troféus para os três primeiros classificados que efectuem a totalidade do percurso da meia-maratona (40Km) em bicicleta Fat Bike, vulgo gorda, e que tenha seleccionado a respectiva opção no ato da inscrição.

Monte do Facho, um Tesouro Natural

Facho, o archote ardente, símbolo da iluminação e da orientação dos nossos destinos. A montanha homónima assume-se como o centro nevrálgico do evento. Sendo esta elevação ladeada por cadeias orográficas menores, recheadas de beleza natural, o aglomerado populacional em redor denota o figurado cerâmico e a indústria a este associada.

Coroada por um dos mais emblemáticos santuários religiosos e naturais da região, o monte do Facho apresenta vestígios de ocupação pré-histórica, como é patente na sua citânia. O ícone de relevo é seu Cruzeiro, anexado à ermida de Nossa Senhora do Facho.

O penedo do Sino, tal como milhentos monólitos idênticos e característicos da região, possui o «dom» de, sob uma percussão no exterior, ecoar com um timbre de sino.

A Eira Comunitária, rochedo sobre o qual eram depositados os cereais com a finalidade do seu processo de secagem, foi utilizada pela população em geral.

A Citânia de Roriz também denominda de Eira dos Mouros, é um local de grande interesse turístico e arqueológico.

A Fonte Verde, uma escarpa rochosa, de onde brota um fio de água, cujos locais afirmam ser uma água de qualidade mineral comprovada.

O local presenteia os forasteiros com uma vasta panorâmica, abarcando a cidade dos Arcebispos, os vales do Neiva e do Cávado, as montanhas verdejantes entre o santuário do Sameiro e as extensas montanhas do Gerês, os picos do concelho e a linha vasta do oceano.

Monte de Lousado, trilhos por explorar…

Monte de Lousado, limítrofe às freguesias de Alheira e de Panque, no concelho de Barcelos. Formação rochosa, paralela ao rio Neiva, cujo curso de água nos proporciona autênticos deleites com as suas margens encantadas, pela interacção humana com a Natureza durante séculos. Vislumbra-se a realidade nos imensos conjuntos de pontes, azenhas e moinhos, além da vegetação circunjacente, emanando o seu potencial botânico.

Povoado do Lousado, mesmo perante inúmeros acervos bibliográficos, ainda não foi alvo de trabalhos arqueológicos. A maioria dos vestígios concentra-se no topo da montanha, onde se podem observar restos de muralhas, alicerces de construções habitacionais e outros vestígios de menor envergadura.

O monte do Lousado apresentar-se-à como uma das elevações com maior relevância em termos de beleza natural. Ao visitante, esperam-se novos trilhos, novas sensações e a liberdade que o Minho proporciona ao forasteiro: a simplicidade da parda natureza, os riachos cristalinos e o silêncio quebrado pelo cantos dos elementos irrequietos da avifauna!

As montanhas de Barcelos anseiam a sua visita!!

Jurisdição

Todos os concorrentes ao validarem a inscrição no  Raid do Facho BTT – Campeonato do Minho XCM – Raíz Carisma – 8.ª Edição, devidamente preenchida, aderem, sem restrições, regulamento particular do evento.

O Campeonato do Minho BTT – XCM rege-se por regulamento próprio (Ver Aqui).

O regulamento particular do evento esta de acordo com todas as normativas legais presentes no regulamento de “Provas Abertas” da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Todos os anexos e aditamentos ao regulamento particular do evento, que a organização do Raid do Facho – Campeonato do Minho XCM – Raiz Carisma – 8.ª Edição, entender publicar, terão força de Lei, do mesmo modo que o regulamento.