Disputou-se entre sábado e domingo a VIII edição da Ruta do Albariño, prova mais importante do calendário Galego Júnior constituída por uma Crono-escalada e duas etapas em Linha que este ano contou com 20 equipas e cerca de 130 atletas.

Na primeira etapa (Cronoescalada) de 3Km, o Tomás Mota foi o melhor posicionado da equipa ao conseguir o 14º melhor registo.
No Sábado de tarde disputou-se a primeira etapa em linha com 65Km de distância onde a equipa não foi além do 18 posto pelo Kawah David.

Apenas com a etapa rainha pela frente e longe da classificação geral individual, a equipa foi em busca da classificação da montanha e da vitória na etapa.

O Pedro Pinto esteve perto de o conseguir, ficando a escassos um ponto do vencedor, depois de ter vencido uma mete de montanha e pontuado em outras duas. Com uma etapa realizada a alta velocidade e com o sprint em vista a equipa fez os possíveis para lançar e colocar bem posicionado bo Kawah que arrecadou o 3º posto na etapa final.

Confira as declarações do Diretor Desportivo João Tiago Quintas: ” Apresentamos para esta competição um bloco todo ele de primeiro ano, com o objetivo de ganhar mais experiência, sendo que esta edição foi notória o acréscimo de equipas Espanholas de grande qualidade, onde se juntam também alguns ciclistas sub21, o que veio e muito bem aumentar o nível e dificuldade. Tínhamos noção que a Crono escalada seria decisiva dado que as duas etapas em linha nunca permitiriam grandes diferenças, sendo que o Tomás foi o melhor posicionado na 14ª posição. Com este resultado fomos em busca das etapas em linha, ainda estivemos na discussão das metas volantes, mas uma fuga que teve êxito deitaria por terra essas intenções. No Domingo uma etapa com 1000 d+ terminou com 44km/H onde foi feita sempre a grande velocidade, ainda conseguimos pontuar nas metas de montanha e no sprint final totalmente em reta onde a equipa conseguiu colocar bem o Kawah tendo conseguido alcançar um excelente 3º posto.”

Nas contas da geral Individual o Tomás Mota foi o melhor posicionado no 14° lugar, numa competição onde estiveram para além do Kawah e do Pedro o Diogo Carreiras, Marcelo Soares, Guilherme Rodrigues e Rafael Barbas.
Fotos Miguel Borrás Vigo. Obrigado!