Pedro Lopes foi 6º classificado na 12ª edição da Volta a Portugal Júnior Liberty Seguros, que se disputou entre os dias 13 e 16 de Julho.
A prova iniciou-se com um prólogo por equipas na cidade do Bombarral com uma extensão de 5km, onde a formação rorizence constituída pelos atletas Carlos Vale, Francisco Moreira, Hélder Gonçalves, João Salgado, José Viera, Pedro Lopes e Renato Costa não foi além da 7ª posição com o tempo de 07m42s, mais 14s do que a formação da Bairrada que foi a vencedora.
No segundo dia os atletas tinham uma etapa relativamente plana com uma distância de 115,5km com inicio nas Caldas da Rainha e final em Rio Maior, prevendo-se muita velocidade e uma chega em pelotão compacto. A equipa por diversas vezes tentou a sua sorte mas todos ataque foram prontamente anulados pelas principais formações. Um ataque nos últimos 3kms do Pedro Andrade (Moreira Congelados) resultou efeito cortando a metana primeira posição com o tempo de 02h53m51s, menos 2 segundos que o grande grupo perseguidor, onde o Hélder Gonçalves foi o atleta melhor posicionado da equipa no sprint final ao cortar a meta na 5ª posição.
No terceiro dia os atletas tiveram pela frente um duplo sector. Da parte da manhã uma etapa em linha com 50Km de distância com inicio em Vila Franca de Xira e final em Póvoa de Santa Iria. A curta distância e a grande velocidade imposta pelo pelotão, cerca de 42km/h, não permitiu que a principal fuga onde se encontrava o Renato Costa vingasse, chegando o pelotão compacto até ao último km onde duas quedas fracionaram o grupo. Pedro Lopes graças a uma boa colocação conseguiu escapar a esses incidentes e cortou a meta na 5ª posição com o mesmo tempo do vencedor, o atleta João Dinis (Boavista). Já os restantes atletas da equipa não tiveram a mesma sorte levando a que perdessem algum tempo para os primeiros classificados.
Da parte da tarde o Contra-relógio Individual iniciou-se na localidade de Torre (Carregado) e terminava 11km depois em Alenquer. Pedro Lopes e Francisco Moreira foram os atletas melhores posicionados terminando com o tempo 17m23s o que lhes valeu o 19º e 20º posto respectivamente, mais 47s do que o vencedor Carlos Salgueiro (Milharado).
Pedro Lopes era a partida para a terceira e ultima etapa o 11º classificado a 41seg do camisola amarela Victor Giraldo (Bairrada). Com inicio em Torres Vedras e final no Alto da serra de Montejunto, os atletas tinham pela frente duas metas volantes e três contagem de Montanha sendo a ultima considerada de 1ª categoria e coincidente com a meta, numa extensão total de 109km. João Salgado esteve em evidência na principal fuga do dia que era constituída por cerca de 15 atletas, sendo apenas alcançado pelo pelotão no início da subida final, muito graças ao trabalho da formação do Alcobaça e do Sporting/Tavira. Com os 9 km de subida pela frente Pedro Lopes foi o melhor posicionado na nossa formação terminando na 5ª pocição com o tempo de 03h00m46s a escaços 49seg do colombiano Victor Giraldo (Bairrada) que venceu e segurou assim a conquista desta volta a Portugal. Nesta subida destaque ainda para o Hélder Gonçalves que finalizou na 15ª posição a 01m31s e do José Viera na 29ª posição a 02m57s do líder.
Na classificação geral final para além do 6º Lugar do Pedro Lopes destaca-se o 17º do Hélder Gonçalves o que lhe valeu o 7º Lugar na classificação da juventude (camisola Branca). Ainda na geral individual Francisco Moreira foi 23º, José Vieira 30º, João Salgado 44º, Renato Costa 45º, e Carlos Vale 80ª.
Na classificação geral coletiva a equipa a SEISSA | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | FRULACT foi a 5ª classificada entre as 21 presentes.
Classificação completa: Clique Aqui