Henrique Lopes coroado Rei da Montanha na Volta a Portugal de Cadetes

Decorreu de 30 de julho a 1 de agosto a 13ª edição da Volta a Portugal de Cadetes, competição que se desenrolou na região de Santarém ao longo de 3 etapas, totalizando cerca de 245km de distancia e que no final viria a coroar o Henrique Lopes como o grande vencedor da Classificação da Montanha (camisola Azul Polisport).

Nesta prova disputada por 21 equipas (3 espanholas) e um pelotão de 130 ciclistas alinhamos com o Bruno Lopes, Gabriel Baptista, Henrique Lopes, Gonçalo Falcão, Diogo Miranda, Paulo Fernandes e Rodrigo Rodrigues, dirigidos pelo treinador Hélder Braga auxiliado pelos diretores Fernando Baptista, Hélio Silva e pelo Treinador Estagiário Rui Fernandes.

A primeira etapa com inicio em Alpiarça e meta em Almeirim com uma distancia de 75.5km foi discutida ao sprint com o Gabriel Baptista a ser 5º classificado e o Bruno Lopes 9º numa chegada marcada pelas quedas nos últimos 3km onde foram vitimas o Diogo Miranda, Gonçalo Falcão, Henrique Lopes e o Paulo Miranda. Já o Rodrigo Rodrigues foi vitima de avaria.

No segundo dia a caravana rumava até Coruche onde os ciclistas tinham pela frente uma etapa também bastante plana com a distância de 84.5km até Benavente, onde o vento foi um dos principais obstáculos ao jovem pelotão. Neste dia a nossa equipa viria a ser protagonista na perseguição a uma fuga que ameaçava a discussão na etapa tendo anulado a mesma à chegada a Benavente, ainda antes da meta volante lá instalada, com o objetivo de poder estar na discussão ao sprint da etapa. Já nos últimos kms novas movimentações permitiram que o Juan Rodrigez (Team Valverde) vence-se isolado com 53seg para o pelotão, onde o Gabriel foi 8º, o Paulo Fernandes 15º, Bruno Lopes 20º, Rodrigo Rodrigues 23º, Gonçalo falcão 34º, Diogo Miranda 62º e o Henrique Lopes 71º.

No terceiro e ultimo dia de prova, os cadetes tinham pela frente a etapa Raínha com 85km de extensão, iniciando em Rio Maior e final instalado em Santarém onde pelo meio teriam 3 prémios de Montanha. Com a classificação da montanha ainda em aberto, o Henrique Lopes protagonizou uma fuga, em conjunto com mais 2 ciclistas, onde viria a terminar em segundo na primeira meta de montanha e vencido a segunda, o que totalizou 8 pontos, sagrando-se assim vencedor desta importante classificação. Na Frente do pelotão descaíram o Paulo Fernandes e o Gonçalo Falcão que foram vitimas de avaria, e o já desgastado Henrique Lopes e o Rodrigo Rodrigues que realizou um trabalho de equipa excecional no apoio aos seus colegas.

Na discussão da etapa e da classificação geral individual foram encetadas várias iniciativas onde esteve também o Bruno Lopes, mas que uma avaria mecânica viria a condicionar a sua prestação e impedido de seguir com o grupo de 3 ciclistas que viria a discutir a vitória final.

Na meta instalada em Santarém o vencedor foi Tiago Santos (Alcobaça), que arrecadava também a Geral individual, tendo o Bruno Lopes terminado em 15º, Gabriel Baptista 17º e o Diogo Miranda 19º.

Com estes resultados terminamos com 3 cadetes no TOP15, onde o Gabriel Baptista foi 9º, Bruno Lopes 12º, Diogo Miranda 14º (4º melhor cadete de 1º ano), Gonçalo Silva 56º, Paulo Fernandes 61º, Rodrigo Rodrigues 64º e o Henrique Lopes 68º. Por equipas terminamos na 5ª posição.

Confira as declarações do diretor Desportivo Hélder Braga: “Foram 3 dias de grande atitude, onde procuramos estar sempre na discussão das etapas e das classificações. Não conseguimos chegar à vitória numa das etapas que chegaram ao sprint, bem como um pódio na classificação geral individual, que era um dos objetivos, mas estou orgulhoso do desempenho dos meus atletas, mostraram sempre uma grande postura e comportamento, por isso vamos continuar a trabalhar para chegar as vitórias nas próximas competições. A vitória da classificação da montanha foi um prémio bastante merecido para esta equipa, incluindo claro aqueles que não puderam participar. Estão todos de parabéns!”

Scroll to Top